O Esporte

Inicialmente jogado de maneira informal, o beach tennis surgiu na Itália, na cidade de Ravenna, há mais de 30 anos. A modalidade, que mistura características do vôlei, tênis, badminton e frescobol, ganhou regras próprias a partir de 1996 e é praticado no Brasil desde 2008.

No mundo, são mais de 500 mil praticantes espalhados por 66 países. No Brasil, o esporte torna-se cada vez mais popular não só entre tenistas, mas entre amantes de esportes em geral. Atualmente, os principais pólos brasileiros de beach tennis são as cidades de Santos e do Rio de Janeiro. Juntas, oferecem mais de 60 quadras e contam com aproximadamente 700 praticantes aos fins de semana. Apesar das duas cidades estarem localizadas no litoral do país, o beach tennis vem conquistando muitos praticantes também em cidades que estão distantes do litoral, como Brasília, Porto Alegre e São Paulo.

Diversas entidades são responsáveis pela organização de torneios que oferecem premiação de até 20 mil euros. No Brasil, são realizados mais de 40 torneios anualmente e o calendário internacional conta com mais de 100 eventos sediados por mais de 20 países em 4 continentes – Ásia, África, Europa e Américas.

Regras Básicas

Dimensões da quadra: 16m de comprimento e 4,5m de largura nos jogos de simples e 16m de comprimento e 8m de largura nos jogos de duplas

Altura da rede: 1,70m

Materiais: Raquete - própria para a modalidade e com as seguintes medidas: até 50cm de comprimento, 26cm de largura e 3,8cm de espessura. Não existem cordas e são feitas de kevlar, carbono ou grafite.
Na superfície utilizada para fazer o contato com a bola, o comprimento não pode exceder 30cm e existem furos que variam de 9mm a 13mm de diâmetro, feitos para reduzir a resistência do ar e tornar o movimento mais fácil de ser executado.

Bolas - A bola utilizada é a de tênis com baixa pressão de cor laranja (Stage 2 do Programa Play+Stay da ITF), que é 50% mais lenta se comparada à bola tradicional de tênis.

Formas de disputa: simples (do mesmo sexo) e duplas (do mesmo sexo ou mistas)

Contagem: semelhante à usada no tênis (15, 30 e 40), porém com o uso do sistema no-ad (sem vantagem). Os jogos são disputados em melhor de 3 sets até 6 games e, em caso de empate (1 set para cada time), o terceiro e último set é disputado através de um match tie-break (até 10 pontos).

Alguns Clientes

Dinâmica do ponto: Durante a disputa do ponto, cada jogador só pode ter um contato com a bola e o objetivo é projetá-la sobre a rede sem deixá-la cair na areia. Nos jogos de duplas, cada equipe tem direito a apenas um contato com a bola. Para que o ponto termine, é necessário que alguma das seguintes situações ocorra: (1) erro na rede; (2) queda da bola na areia – a marcação de quadra define a bola como dentro ou fora ; e (3) imposição de algumas regras – exemplo: tocar a raquete na rede ou tocar a linha de saque antes do contato com a bola no serviço.

Diversos: Golpes usados – voleio (drop shot, lob ou devolução de saque), smash e saque. Todos eles são herdados do tênis.

Saque: Pode ser executado por cima da cabeça ou por baixo. De forma diferente ao tênis, não existe o let – repetição do serviço se a bola encostar na rede – e é permitido apenas um saque, que pode ser realizado de qualquer posição atrás da linha de base para qualquer região da quadra adversária. Nas duplas mistas, a regra determina que o homem saque por baixo.

Locais de Prática

Baseado nas medidas oficiais da quadra de beach tennis  (16m x 8m), para montar ou construir um espaço para a prática da modalidade é necessário uma área plana de, no mínimo, 19m de comprimento e 10m de largura. Na construção, recomenda-se fazer uma base com sistema de drenagem – semelhante ao método usado nas quadras de tênis de saibro - e colocar aproximadamente 30cm de altura de areia livre de pedras e outros objetos sólidos. Ambientes como praias, quadras de areia de outros esportes em clubes, parques e hotéis ou qualquer outro espaço pouco utilizado que tenha a superfície de areia podem ser aproveitados para se tornarem um novo local da prática de beach tennis".